domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Terra, um planeta muito especial

Acreção - processo pelo qual, na nébula solar primitiva, corpos sólidos se agregaram para formarem planetas.
Aerólitos - meteoritos essencialmente formados por silicatos.
Asteróides - corpos rochosos de forma irregular que se deslocam geralmente entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Astrogeologia - ciência que visa o estudo geológico comparativo dos corpos do sistema solar.
Aterro sanitário - local onde são lançados os lixos e que possui garantia de preservação da qualidade do ambiente e da saúde das populações.
Chuvas ácidas - soluções ácidas formadas na atmosfera pela reacção de gases poluentes, como o SO2, com a água e que atingem a superfície terrestre através das chuvas, afectando os ecossistemas.

A Geologia, os geólogos e os seus métodos

Atmosfera - subsistema constituído pela camada gasosa que envolve a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, podendo penetrar nos referidos subsistemas.
Biosfera - subsistema de que fazem parte todos os seres vivos que povoam a Terra. Os seres vivos estão integrados nos outros subsistemas: geosfera, hidrosfera e atmosfera.
Catastrofismo - teoria que pretende explicar a evolução do nosso planeta pela intervenção da ocorrência de catástrofes, como, por exemplo, a queda de meteoritos ou a actividade vulcânica interna.
Ciclo Hidrológico -
movimento da água na Natureza, passando sucessivamente de um reservatório para outro e mudando muitas vezes de fase.
Ciclo Litológico - sequência de fenómenos pelos quais as rochas são geradas, destruídas e alteradas por processos ocorrentes no interior e na superfície da Terra. Os materiais são transformados e reintegrados nos diferentes tipos de rochas (sedimentares, metamórficas e magmáticas).
Clastos - detritos.
Detritos - partículas ou fragmentos de dimensões variadas resultantes da desagregação das rochas.
Diagénese - conjunto de processos físico-químicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes.
Domínio Magmático - ambiente em que se geram magmas e rochas magmáticas.
Domínio Metamórfico - ambiente no interior da crosta em que ocorrem os fenómenos que levam à génese de rochas metamórficas a partir de rochas preexistentes.
Domínio Sedimentar - ambiente à superfície ou próximo dela em que as rochas de vários tipos são alteradas e em que se geram as rochas sedimentares.
Erosão - processo pela qual as rochas são desgastadas e os materiais resultantes da sua alteração são removidos essencialmente por acção da água, do vento ou da gravidade.
Estrato - camadas sobrepostas paralelas formadas por sedimentos que se distinguem pela diferente espessura, pelas dimensões ou pela coloração dos materiais.
Estratificação - modo de jazida em camadas sobrepostas, característico das rochas sedimentares.
Falha transformante - falha em que os dois blocos da falha se movimentam em sentidos opostos, mas sem ter ocorrido subida ou descida de qualquer bloco das placas.
Fóssil de idade - fóssil que permite a datação das rochas, pois corresponde a espécies que viveram durante curtos períodos de tempo e ocuparam zonas dispersas por muitas zonas da Terra.
Geosfera - subsistema constituído pela parte sólida quer superficial, quer profunda da Terra. As rochas e os solos fazem parte deste subsistema.
Hidrosfera - subsistema constituído pelos reservatórios de água existentes no nosso planeta. Oceanos, rios, lagos, glaciares e águas subterrâneas fazem parte deste subsistema.
Idade Absoluta - idade das formações geológicas ou de acontecimentos referida em valores numéricos.
Idade Radiométrica - o mesmo que idade relativa.
Idade Relativa - idade das formações geológicas ou de certos acontecimentos, considerada relativamente à idade de outras formações ou acontecimentos.
Limite Conservativo - limite de placas em que não ocorre destruição nem génese da crosta, mas apenas o deslizamento de uma placa em relação à crosta.
Limite Convergente - limite de duas placas litosféricas que se aproximam e onde se pode verificar a destruição da placa que mergulha.
Limite Divergente - limite de duas placas litosféricas em que se verifica a a formação de novas porções de crosta terrestre a partir do rifte, afastando-se as zonas recém-formadas em sentidos opostos.
Neocatastrofismo - teoria que pretende explicar a evolução da Terra com base no uniformitarismo, mas aceitando a existência de catástrofes naturais.
Rocha Magmática - rocha resultante da solidificação de magmas.
Rocha Metamórfica - rocha originada a partir de rochas preexistentes que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas transformações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou à acção de fluidos de circulação.
Rocha plutónica - rocha magmática que resulta da consolidação de magmas em profundidade.
Rochas sedimentar - rocha formada a superfície da terra ou próximo dela a partir de deposições de sedimentos que, posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si.
Rocha vulcânica - rocha magmática resultante da consolidação de magmas à superfície ou próximo dela.
Rochas magmáticas extrusivas - rochas vulcânicas.
Rochas magmáticas intrusivas - rochas plutónicas.
Sedimentação - processo de deposição de materiais que vão originar as rochas sedimentares por acção da força gravítica.
Sedimentogénese - conjunto de processos que compreendem a elaboração dos materiais que vão construir as rochas sedimentares, o transporte e a deposição desses materiais.
Sedimentos - materiais que vão originar as rochas sedimentares, após a sua deposição.
Sistema - conjunto de componentes devidamente organizado, em interacção. Nos sistemas materiais existem reservatórios de matéria e de energia em interacção.
Sistema Aberto - sistema que estabelece intercâmbio de matéria e de energia através das suas fronteiras.
Sistema Fechado - Ocorre intercâmbio energético através dos seus limites, mas não há permuta de matéria.
Sistema Isolado - não há possibilidade de permuta de matéria nem de energia através das suas fronteiras. Na natureza não existem sistemas completamente isolados.
Uniformitarismo - teoria que pretende explicar a evolução da Terra afirmando que os fenómenos que, na actualidade, modelam o nosso planeta são os mesmos que produziram efeitos semelhantes no passado.